Mini Wedding - Um novo formato de evento que chegou para ficar!



As consultoras Nicole Ofeiche e Manoela Cesar falam sobre o boom do miniwedding, os casamentos para poucos convidados, explicam as características dessa cerimônia e dão dicas para fazer esse encontro ser inesquecível



Todo ano surgem novas tendências de casamento no ramo de moda, decoração, gastronomia etc. Agora o tamanho da festa também está mudando. Foi-se o tempo em que cerimônias badaladas, com muitos convidados, eram preferência dos noivos. Os miniwedding - cerimônias intimistas, com no máximo 120 pessoas - estão fazendo sucesso no Brasil, muito por influência dos formatos minimalistas de casamentos europeus.
Manoela Cesar, do blog “Colher de Chá Noivas”, confirma a nova onda dos eventos para poucos e bons convidados. “O mini wedding é uma realidade crescente no Brasil há pelo menos três anos. A tendência começou como consequência das redes sociais, que mostram formatos europeus de casamento, com poucos eleitos na lista de convidados”, explica a consultora.
destination wedding no exterior também ajudou o mini wedding a ganhar força. "Nem todos podem pagar passagem e hotel, então se torna um casamento bem pequeno mesmo, de no máximo 30, 40 convidados", afirma Nicole Ofeiche, que está à frente do Nicole Ofeiche Assessoria e Cerimonial de Eventos, no Rio de Janeiro, e atua há 13 anos neste mercado.
questão financeira é mais um fator que justifica a ascensão deste tipo de festa. "A crise é determinante. Reduzindo a lista de convidados, é possível fazer um casamento que não caia de qualidade", afirma Manoela. "O investimento por convidado não diminui, mas o custo total é minimizado pela redução do número de pessoas participantes. A diferença é que você está oferecendo ainda mais qualidade para um número menor de pessoas." Uma forma de também reduzir o custo nesta cerimônia, segundo Nicole, é comemorar com um bom champagne e o clássico bem-casado ao invés de oferecer um buffet completo.
Casamento realizado pela Nicole Ofeiche com sua sócia Luciana Josetti (Foto: Victor Miguel)

CERIMÔNIA ACONCHEGANTE
O fato do mini wedding ter menos convidados o torna um evento mais aconchegante. "Os noivos conseguem dar atenção para todos os convidados", diz Nicole. Normalmente, os participantes são pessoas bem próximas dos casal. "Hoje, muitos noivos pagam suas festas,  deixou de ser o pai e a mãe, então já não existem mais os convidados dos pais. É algo bem íntimo mesmo, com amigos próximos e família."
Nicole explica que este tipo de cerimônia costuma acontecer à tarde e no fim da tarde, por isso ela sugere ambientes ao ar livre, que também tragam a sensação de aconchego, e locais com vista, que garantem sofisticação à festa. "Pode-se fazer em jardins, fazendas e praias - desde que não se utilize a área toda pra não parecer que sua festa está vazia - ou até mesmo na própria casa.
Nem sempre o mini wedding é uma cerimônia simples. Nicole diz que pode ser um casamento luxuoso. Basta fazer uma excelente decoração, um buffet mais completo, usar um vestido mais sofisticado, contratar o fotógrafo do momento, uma boleira famosa... Tudo isso torna a festa mais luxuosa, mas também mais cara. "Se a pesssoa optar por Veuve Clicquot, por exemplo, provavelmente vai pagar uma garrafa mais caro que uma caixa prosecco normal", explica.
Sobre a música da festa, ela sugere um DJ e uma atração como um violinista tocando em sintonia com o DJ, opções que têm um preço melhor do que uma banda, por exemplo. "É um casamento superanimado, porque os convidados são tão conhecidos entre si que fazem a festa ser uma animação só!"
Apesar de ser uma cerimônia menor, o tempo de preparação não é mais curto. "Em seis meses você até faz um miniwedding, mas pode ser que você não ache o local da sua preferência, os fornecedores que você gostaria, porque eles já podem estar com as datas ocupadas para quem procurou com mais antecedência. Um ano é ideal para fazer qualquer tipo de casamento."
Créditos: Matéria retirada do blog MarieClaire.globo.com
Veja Nossos Pacotes de Mini Wedding acessando o site www.cantoverdeeventos.com.br/mini-wedding

Comentários

Postagens mais visitadas